quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Desafios enfrentados por assessores de comunicação empresarial são tema do segundo dia do Semascom

Segundo dia do SEMASCOM contou com a presença de assessores que atuam na relação de empresas e artistas com a mídia.

O I Seminário de Assessoria de Comunicação (Semascom) teve continuidade nesta quarta-feira (1º), no Centro de Humanidades II da Universidade Federal do Ceará (UFC). A temática abordada na segunda noite de evento foi Assessoria Empresarial e a importância do trabalho dos jornalistas na comunicação de artistas e empresas.


O gerenciamento de situações de crise foi uma das questões abordadas por Lidiane Rodrigues, assessora de imprensa na agência Caramelo Comunicação. A partir de experiências pessoais, a jornalista relatou os principais desafios enfrentados no trabalho diário do assessor e pontuou aspectos fundamentais para uma assessoria corporativa.


“Manter-se atualizado, monitorar o conteúdo relacionado à empresa, planejar ações e criar uma rotina semanal de reunião de pauta” -- esses foram os pontos destacados pela profissional como fundamentais para um bom exercício do trabalho. Além disso, ela ressaltou que é indispensável por parte da assessoria criar e fortalecer um bom relacionamento com as editorias especializadas de cada jornal.


Airlly Barbosa, assessora de imprensa de eventos e artistas locais e nacionais na 7Tons Produções, falou da importância da criatividade no trabalho do assessor, uma vez que a demanda de e-mails diários enviados aos jornalistas de redação pode acabar tornando-se repetitiva. A jornalista alertou ainda para a cautela necessária com o que se escreve, para evitar equívocos nas informações. “Se você se ‘queimar’ com a imprensa e o cliente te deixar, isso vai ficar para sempre na sua carreira”, afirmou.


Finalizando as participações, Laura Bandeira -- assessora de imprensa e sócia-fundadora da Âncora Comunicação -- explicou que a rotina do assessor não é previsível, de forma que o profissional deve estar sempre disponível para o cliente. “Muitos estudantes pensam em seguir carreira em assessoria porque acham que ganharão mais. A verdade é que nós trabalhamos muito”, analisa.


A jornalista, que trabalha em casa, em regime de home office, sublinhou também que o distanciamento com o assessorado não existe. “Eu tenho uma relação muito próxima com meus clientes. Não de amizade, mas de diálogo, sempre”, contou.

A última noite do I Semascom será hoje (2), no auditório Rachel de Queiroz (Av. da Universidade, 2762 - Benfica), a partir das 18h, e abordará a Assessoria de Comunicação de Movimentos Sociais. O ponto central do debate, que será mediado pelo professor do Curso de Jornalismo da UFC Edgard Patrício serão as novas formas de comunicação na área.

Confira aqui as fotos do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário